Indrodução ao HTML

Enviado por Andrei em dom, 28/04/2019 - 01:26

HTML é uma das linguagens usadas para o desenvolvimento de sites, a sigla significa Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto. A linguagem utiliza marcações chamadas de tags para dizer ao navegador como interpretar a pagina e exibir o conteúdo.

Quando uma tag esta entre os sinais de < e > ela é considerada uma tag de abertura, a tag <html> marca o começo do código. Quando a tag esta entre os sinais de </ e > ela é considerada uma tag de fechamento, a tag </html> marca o fim do código html.

As tags de abertura e fechamento definem um elemento, todo o conteúdo entre as tags <html> e </html> faz parte do elemento html. A maioria das tags seguem o padrão <tag atributo=”valor do atributo”></tag>.

O código fonte HTML pode ser editado no bloco de notas ou qualquer IDE e salvo com a extensão “.html”. No exemplo abaixo temos a estrutura básica de uma página em HTML.

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="utf-8" />
    <title>Título que aparece na aba do navegador</title>
</head>
<body>
Conteúdo que aparece na pagina
</body>
</html>

<!DOCTYPE html> indica para o navegador qual a linguagem do arquivo que no caso é html.

<html lang=”pt-br”> é a tag que inicia o código html, no atributo lang pode ser usado para definir o idioma da página.

O elemento head contém informações usadas pelo navegador e sites de buscas para identificar a página. Uma das tags usadas dentro de head é a tag meta, essa tag possui apenas o valor do atributo e ela própria se fecha com “/>”.

A tag title contém o título da página que é exibido na aba do navegador.

Para finalizar temos a tag body, dentro desse elemento fica todo o conteúdo exibido na página.

Tags